João Fonseca vive auge no tênis e já mira o top 10, diz Thiago Alves
João Fonseca vive auge no tênis e já mira o top 10, diz Thiago Alves

A vitória de João Fonseca no ATP 500 da Basileia, neste domingo (26), marcou um novo capítulo para o tênis brasileiro. Aos 19 anos, o carioca derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e conquistou o maior título de um atleta do país desde Gustavo Kuerten.
O feito coloca Fonseca entre os 30 melhores do mundo, coroando uma ascensão meteórica. Ele começou o ano no top 150 e agora ocupa a 28ª posição do ranking da ATP. Para o ex-número 1 do Brasil, o rio-pretense Thiago Alves, o resultado confirma que o jovem está pronto para voos ainda mais altos.
“Esse resultado mostra que o nível e as expectativas criadas em cima dele são reais. Ele começou o ano ganhando um 250, termina ganhando um 500 e se consagra. Saiu ali da casa dos 150 e já está top 30. Mostra o nível de tênis que ele vem jogando”, avalia Alves, que hoje comanda um centro de treinamento em São José do Rio Preto.
Para o treinador, Fonseca já tem o que é preciso para figurar entre os melhores do mundo. “Sem dúvida, ele é uma das grandes ascensões do ano. No meu ponto de vista, ele vem pronto para entrar no top 10 em breve. Está maduro, joga com intensidade, tem confiança e mentalidade de jogador grande. O circuito está vendo isso”.
Fonseca começou o ano conquistando o ATP 250 de Buenos Aires e encerra a temporada com o título da Basileia, ambos em pisos diferentes, um no saibro, outro em quadra rápida. A vitória na Suíça foi dominada do início ao fim, com o brasileiro impondo ritmo forte e controle mental para fechar em 6/3 e 6/4.










